5 Sugestões para ajudar o seu filho a aprender mais nestas férias!

Neste período de férias dos alunos nem sempre é fácil ajudar os filhos com os trabalhos de casa ou a consolidar um conteúdo ...


“Os resultados do 1º período não foram o esperados. Como posso ajudar a minha filha?”

" O meu filho não está interessado em fazer trabalhos de casa. Eu acabo por desistir. Como posso ajudá-lo a mudar as coisas na escola este ano?"

“Eu não tenho energia para fazer trabalhos de casa ou estudar. Não é para isso que pagamos aos professores? ”

"As crianças não deviam querer aprender?!


Principalmente no final de cada período, estas e outras questões já passaram pela cabeça de muitos pais. Deixo-vos algumas sugestões que podem ajudar o seu filho a aprender mais nestas férias e criar momentos descontraídos de aprendizagem.

Ajuda a Estudar - Centro da Criança

Sugestão 1- Onde aprender?

A primeira sugestão é dividir a ajuda escolar em dois grupos. Só para nossa organização vamos chmar-lhes "tempo de Estudo" e "Tempo de Aprender"

"Tempo de estudo": O aluno a executar os trabalhos de casa ou estudar os conteúdos onde apresentou mais dificuldade. ( mais em sugestão 2)

"Tempo de aprender": Visitas de estudo, Receitas, pesquisas de localidades,... ( mais em sugestão 3)



Sugestão 2- "Tempo de Estudo"

No tempo de Estudo tente sempre cumprir as seguintes regras:

  • 20 a 30 minutos de trabalho ( sugestão: ver no nosso post sobre: Pomodoro)

  • Planificar o que vamos fazer nesse tempo. (Lista de prioridades)

  • Terminar (sempre que possível) em sucesso. O que significa acabar quando o aluno está a acertar e não cair na tentação de, com a desculpa de aproveitar o sucesso, prolongar o estudo até começar a correr mal e terminar já a caminho de uma discussão.


Tempo de estudo - Centro da Criança

Sugestão 3- "Tempo de Aprender"

Temos tanto para aprender sem ser em livros, manuais,.... Deixo-vos as seguintes sugestões:

Receitas : Momento ótimo para estar com as crianças e aos mesmo tempo estamos a trabalhar: Leitura, medidas, noção de número, cálculo, e pode originar sempre uma pesquisa ( as próprias receitas ou alguns ingredientes, ou curiosidades).

Viagens: Seja uma viagem a um outro país, seja um passeio a uma localidade próxima ( ou na nossa própria), em vez de os levar apenas, procure que eles colaborem na escolha do local, vejam no mapa, ajudem a fazer um itinerário, pesquisem sobre monumentos,... Existem alunos que adoram saber mais sobre os locais e sua história e, dependendo do local, pode ser uma boa oportunidade para falar dos romanos ou dos reis.

Museus: As visitas a museus são oportunidades únicas de a família passar um bom bocado e aprender. Nos dias de hoje, muitos deles têm ofertas educativas muito interessantes.





Sugestão 4 - Aprendizagem real

Todos nós como estudantes já colocamos a seguinte questão: “Como é que isto vai ajudar-me no mundo real?”

Quando os alunos percebem qual a utilidade de determinados conteúdos é natural que fiquem mais motivados para aprender.

Vamos imaginar que a dificuldade do seu filho são as medidas de capacidade, seria interessante em vez de ir trabalhar numa ficha de trabalho, porque não começar com a sugestão da receita e descobrir os decilitros de leite/ água que a receita leva. E se for necessário fazer conversões como faço? De onde surgiu esta receita?

Estas questões e problemas levam-nos a Ideias muito interessantes para alunos com falta de motivação para aprender, que são a aprendizagem baseada em projetos e a aprendizagem baseada em problemas ( reais ou não). Levantar questões sobre determinado tema, ou querer saber mais sobre uma localidade, ou pesquisar mais sobre um assunto que ele adora, serão estratégias para que ele se sinta motivado e interessado. Com a ajuda certa irá aprender mais sobre estes temas.

Criem um projeto e no final façam uma apresentação do mesmo. Pode ser uma cartolina, powerpoint, um jogo,... E divulguem na escola (se o professor permitir), ou com a família ,ou podem mesmo partilhar na internet. É importante este ser valorizado e pode sempre ajudar outros a saber mais.



Sugestão 5 - Ajuda online

Com a tecnologia cada vez mais presente nas nossas casas/ escolas não faria sentido não nos socorrermos dela para ajudar a criança na aprendizagem. Existem milhares de aplicações e sites que cobrem todas as áreas leccionadas.

Hoje deixo-vos duas indicações que utilizo nas aula com os meus alunos e que podem ajudar a estudar os conteúdos da escola. São muito úteis, pois permitem ao aluno ouvir a explicação as vezes que precisar, fazer os exercícios e saber logo o que acertou e o que pode melhorar.


KhanAcademy - Gosto muito de usar a Khan Academy na área da matemática (mas tem muitas outras áreas disponíveis) , pois ela permite que os alunos evoluam ao seu ritmo, explica com vídeos em português os diversos conteúdos matemáticos e controla os progressos de cada aluno.

Saiba mais em: https://pt-pt.khanacademy.org/


Escola Virtual - É uma plataforma de estudo para cada ano letivo. Tem disponível a maioria das disciplinas do 1.º ao 12.º anos. Disponibiliza muito material para professores e alunos, explica os conteúdos abordados na escola e também controla os progressos dos alunos.

Saiba mais em: https://www.escolavirtual.pt/



Espero que possa ajudar o seu filho ou mesmo os seus alunos.

Para qualquer dúvida ou mais informações consulte o nosso site Centro da Criança ou envie-nos um email para: geral@centrodacrianca.pt


Desejo de umas Boas férias e Um Feliz Natal !


Miguel Ferreira

966 visualizações

Espaço de Partilha

919765708

geral@centrodacrianca.pt

 

Parque das Nações , Lisboa

Portugal 

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Google+ Icon
  • White YouTube Icon

2019 Centro da criança - Ensinamos como ele(a) aprende.