Shiiiiiiiuuuuu! Quem nunca "gritou"?
Atualizado: 26 de dez. de 2019
O barulho de fundo em muitos trabalhos de sala de aula é normal, mas muitas vezes controlá-lo é um DESAFIO! Principalmente em projetos, trabalhos por estações, ... Por isso vejam estas soluções. São sites, fáceis de usar e grátis

Os professores têm todo tipo de estratégias para gerir o ruído da sala de aula. Hoje venho apresentar-vos dois sites/ aplicações de monitorização do ruído na sala de aula. O site usa o microfone do computador para informar às crianças qual o nível de som na aula e se este é adequado. Podem ser usadas com o computador e o projetor da sala de aula. E são… grátis.
Antes de usar, aconselho-vos a apresentá-lo à turma e deixe-os saber quais são as expectativas e qual o prémio caso consigam fazer pouco barulho.
Quem conhece os nossos alunos, sabe que eles vão querer ver o que acontece quando há muito barulho, por isso, na primeira aula deixe-os descobrir como o sistema funciona.

1ª sugestão: Bouncy Balls
Neste monitor de ruído em sala de aula vamos ter bolas saltitantes,emojis ou “olhos” a saltar! Ou seja, quanto mais alto o barulho na sala de aula, mais altos os emojis voam!
O objetivo para a turma é manter os objetos no fundo. Quando o barulho aumenta muito, o site alerta os alunos com um "shh!" ou um som alto.
Para usar: visite o site Bouncy Balls e clique em Begin Bouncing na página inicial. Em seguida, escolha suas configurações e clique no ícone do microfone no canto superior direito para começar.

2ª sugestão: Classcraft Classroom Noise Monitor
Neste monitor de ruído em sala de aula temos a vantagem de poder definir um cronómetro no início e poder transformar num jogo e descobrir um tesouro. Ideia alinhada com a filosofia da empresa criadora ClassCraft (merece dar uma vista de olhos).
Para usar: visite o site Classcraft Classroom Noise Monitor , clique em “Try it Now”, defina o tempo ou clique no botão X para ignorá-lo,limite seu volume máximo e clique em Iniciar.

Espero que ajude! Boas aulas.
Miguel Ferreira