Pensamento computacional nas aprendizagens dos alunos

Atualizado: Out 4

A participação na Pós-Graduação em Tecnologias e Robótica, levou-me a uma exploração mais profunda sobre o pensamento computacional e como pode influenciar diretamente diversas disciplinas. Como podemos conduzir o aluno a analisar os dados de um determinado problema, a dividir em problemas menores e como poderá combinar estratégias/ recursos para resolvê-lo. Ou seja, como os elementos do pensamento computacional, tais como a abstração, decomposição do problema, algoritmo, reconhecimento de padrões ou a análise podem influenciar diretamente a aprendizagem dos alunos.




Partilho algumas ideias:

A Abstração, como capacidade de reduzir informações e detalhes para se concentrar em conceitos relevantes para a compreensão e resolução de problemas, revela-se importante para os alunos na resolução de problemas na área de matemática, ou no perceção de metáforas em português, ou ainda em áreas como estudo do meio, na capacidade de resumir a matéria (história ou o corpo humano) e conseguir retirar o essencial.

A Decomposição de Problemas em problemas mais simples e mais fáceis de resolver são essenciais para que os alunos descubram novas/ diferentes soluções. Facilmente verificaremos a sua utilidade na resolução de problemas mais complexos na área de matemática, na escrita em português, ao compreender a diferentes partes do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão) e o que deve escrever em cada uma (Quem, o quê, …), ou ainda no estudo dos animais e na sua classificação quanto à espécie, como se deslocam, …

Os Algoritmos são ferramentas para desenvolver e expressar soluções para os problemas. Estas ferramentas são utilizadas pelos alunos para escreverem instruções para um jogo, ou para executarem o procedimento experimental nas experiências químicas ou quando exploramos na área da matemática os cálculos, onde procuramos aplicar estratégias/ procedimentos que são precisos e que se revelam mais eficientes.


Infográfico com as competências a desenvolvidas




Espaço de Partilha

919765708

geral@centrodacrianca.pt

 

Parque das Nações , Lisboa

Portugal 

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Google+ Icon
  • White YouTube Icon

2019 Centro da criança - Ensinamos como ele(a) aprende.