Numa aula não se aprende Nada

Atualizado: 26 de Dez de 2019

“Numa aula não se aprende Nada”, é com frases destas que o professor José Pacheco nos “provoca” e nos leva a refletir sobre que escola temos e a que gostaríamos de ter. Na aula apenas se acumula conteúdos para fazer uma prova e, como costuma dizer, uma prova não prova nada.

Podemos não concordar com tudo, mas é impossível, seja como professores ou como pais, ficarmos indiferentes ao estado das nossas escolas. Pois estas palavras revelam-nos uma outra escola para o século XXI.


Professor José Pacheco

São ideias destas que nos obrigam a desconstruir e pensar qual o papel da escola nos tempos de hoje. É evidente a necessidade de transferir a passagem do centro no professor para o aluno. Este tema é muito popular entre os profissionais da educação, mas como é que se efetiva? Apesar das alterações legislativas dos últimos tempos, é isso que tem acontecido?


A Escola Mudou?

Esta semana quando entrei numa escola, disseram-me:

- Agora temos de fazer pouco barulho… como “vê” não se ouve nenhum barulho.

Senti que o disse com a alegria e com orgulho de quem mostra que no "seu espaço" está tudo sobre controle. E era mesmo verdade. Andamos ainda por uns corredores e apesar de estarem centenas de alunos naquele espaço não se ouvia nada...

Como é possível não haver barulho com tanta criança junta? Como estariam a aprender? Seria possível a existência deste cenário com eles a trabalhar em projeto, ou a discutir temas, ou apresentar ideia aos colegas ...



Como poderíamos mudar este cenário (escola)?Como diz o professor José Pacheco, para isso acontecer teremos obrigatoriamente mudar do paradigma da instrução para o paradigma da aprendizagem. As práticas educativas terão de ser reconfiguradas e é vital a necessidade de cuidar dos nossos professores (elevar o seu estatuto, oportunidades de formação…).


Percebemos que os nossos alunos aprendem o que lhes faz sentido, que essa aprendizagem acontece em qualquer lugar ( sim, mesmo fora de aula) e onde não há ligação com o outro (professor, colega,...).


Onde não há vínculo não há aprendizagem.


A Escola não são as paredes, não são os quadros interativos, não são manuais escolares...

“A Escola são as pessoas”

Miguel Ferreira


50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
2.png

Espaço de Partilha

Image by Kyle Glenn