Numa aula não se aprende Nada

Atualizado: 26 de Dez de 2019

“Numa aula não se aprende Nada”, é com frases destas que o professor José Pacheco nos “provoca” e nos leva a refletir sobre que escola temos e a que gostaríamos de ter. Na aula apenas se acumula conteúdos para fazer uma prova e, como costuma dizer, uma prova não prova nada.

Podemos não concordar com tudo, mas é impossível, seja como professores ou como pais, ficarmos indiferentes ao estado das nossas escolas. Pois estas palavras revelam-nos uma outra escola para o século XXI.


Professor José Pacheco

São ideias destas que nos obrigam a desconstruir e pensar qual o papel da escola nos tempos de hoje. É evidente a necessidade de transferir a passagem do centro no professor para o aluno. Este tema é muito popular entre os profissionais da educação, mas como é que se efetiva? Apesar das alterações legislativas dos últimos tempos, é isso que tem acontecido?


A Escola Mudou?

Esta semana quando entrei numa escola, disseram-me:

- Agora temos de fazer pouco barulho… como “vê” não se ouve nenhum barulho.

Senti que o disse com a alegria e com orgulho de quem mostra que no "seu espaço" está tudo sobre controle. E era mesmo verdade. Andamos ainda por uns corredores e apesar de estarem centenas de alunos naquele espaço não se ouvia nada...

Como é possível não haver barulho com tanta criança junta? Como estariam a aprender? Seria possível a existência deste cenário com eles a trabalhar em projeto, ou a discutir temas, ou apresentar ideia aos colegas ...



Como poderíamos mudar este cenário (escola)?Como diz o professor José Pacheco, para isso acontecer teremos obrigatoriamente mudar do paradigma da instrução para o paradigma da aprendizagem. As práticas educativas terão de ser reconfiguradas e é vital a necessidade de cuidar dos nossos professores (elevar o seu estatuto, oportunidades de formação…).


Percebemos que os nossos alunos aprendem o que lhes faz sentido, que essa aprendizagem acontece em qualquer lugar ( sim, mesmo fora de aula) e onde não há ligação com o outro (professor, colega,...).


Onde não há vínculo não há aprendizagem.


A Escola não são as paredes, não são os quadros interativos, não são manuais escolares...

“A Escola são as pessoas”

Miguel Ferreira


0 visualização

Espaço de Partilha

919765708

geral@centrodacrianca.pt

 

Parque das Nações , Lisboa

Portugal 

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Google+ Icon
  • White YouTube Icon

2019 Centro da criança - Ensinamos como ele(a) aprende.