top of page

Dicas úteis para pais de crianças canhotas

Atualizado: 26 de dez. de 2019

O meu filho precisa de cuidados especiais na escola por ser canhoto? Será que vai sentir-se diferente das outras crianças? 


Estas são algumas das perguntas que podem surgir quando os pais percebem que os seus filhos, tendencialmente, utilizam a mão esquerda para efetuar as mais diversas tarefas. Tranquilizem-se os pais de crianças canhotas, porque: se, em tempos, as crianças sofriam repreensões por escreverem com a mão esquerda, atualmente, os professores gerem esta situação de forma positiva e inclusiva, para além de que não é uma condicionante para o desempenho das crianças. 


Porém, tendo em conta que o mundo está "concebido para os destros", há algumas situações que os pais podem acautelar, no sentido de simplificar o dia-a-dia dos filhos, no que diz respeito às tarefas escolares:


- Adquirir material específico para canhotos

Uma das ações que pode ser muito complicada para um canhoto é tentar recortar utilizando uma tesoura comum. É um constrangimento que se resolve com um gesto muito simples: aquisição de uma tesoura indicada para canhotos. Para além de tesouras, pode adquirir réguas, canetas ou um adaptador ergonómico para lápis, que facilitarão a preensão (forma como a criança segura a caneta ou o lápis para escrever) correta.



- Informar os professores que o seu filho é canhoto

Tanto os professores das disciplinas que implicam manuseamento de "papel e caneta", para que estejam atentos à postura das crianças e consigam ajudá-las de forma mais eficiente, como os professores das expressões artísticas: Plástica, EV, e das expressões físico-motoras, pois existem determinados movimentos (específicos destas áreas) que a criança pode não conseguir executar eficazmente, por estar a aprender a fazê-los com a mão direita.



- Conversar com a criança, valorizando as suas capacidades 

Fale naturalmente com o seu filho sobre este assunto, explique-lhe que o facto de haver mais pessoas destras do que canhotas nada tem a ver com a capacidade de cada um e valorize as suas capacidades. Lembre-o que são as diferenças que nos tornam únicos e especiais!




Acredite que estes são os primeiros passos para ajudar o seu filho!


Testemunho de uma professora canhota, que tem o privilégio de partilhar a sala com alunos canhotos (e destros), todos eles felizes e orgulhosos por reconhecerem o valor de cada um!

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
2.png

Espaço de Partilha

Image by Kyle Glenn
bottom of page