Aprender em casa II (programar) – uma ajuda para pais e alunos

Hoje falamos sobre aprendizagem de programação (Scratch, Ubbu e robô) e como esta favorece o desenvolvimento de uma série de competências essenciais do Séc. XXI.

Estratégias úteis parar muitos pais que estarão em casa com os seus filhos nas próximas semanas e para professores e educadores aplicarem nas suas aulas.


Scratch

O Scratch é uma linguagem de programação gratuita desenvolvida pelo MIT que facilita a criação de histórias interativas, animações, jogos, música e arte, além de compartilhar suas criações na web. O Scratch pode ser executado num browser comum ou com um aplicativo . Ele combina muitas das competências de aprendizagem para o séc. XXI (21st century learning skills) que serão fundamentais para o sucesso no futuro.

Ajuda para mostra as versões online e offline (instalada no PC).


Ajuda para dar os primeiros passos.



Para crianças pequenas existe o Scratch júnior.

Existem várias páginas e vídeos a explicar, mas a melhor maneira é entrar e explorar.

Saber mais em: https://scratch.mit.edu/


Ubbu

A Ubbu, uma plataforma portuguesa para pôr crianças a programar e foi criada pela Academia de Código. Tem como missão ajudar a preparar as crianças com as competências de amanhã, mas com resultados comprovados agora: melhora do pensamento lógico, resolução de problemas e maior atenção ao planeta.



Neste momento de crise, vai disponibilizar de forma gratuita acesso à sua plataforma para uso remoto em casa. As escolas interessadas para se inscrever devem preencher um formulário online. O acesso será totalmente gratuito até, pelo menos, ao próximo mês de Junho. Veja se a escola/ colégio do seu filho já aderiu.

Uma outra boa notícia é que oferece a possibilidade de pais de forma gratuita serem os professores dos filhos. Qualquer encarregado de educação pode pedir uma demonstração da ubbu, bastando para isso preencher o formulário e aguardar pelo contacto. Aos pais cabe o papel de criar a turma e disponibilizar as aulas. Garanto que não é complicado. Cá em casa já experimentamos e foi um sucesso.

Saiba mais em: https://www.ubbu.io/


Robô para programar

Uma das atividades que as crianças mais gostam de fazer é programar um robô. Assim, ele “faz o que ela manda”.

No mercado existem muitos robôs que possibilitam programar ou directamente ou através de um telemóvel/ tablet. A potencialidades são muitas e vão desde o mais barato ao caro ou do pequenote ao graúdo.


O DOC da Clementoni é o robot ideal para a criança dar os primeiros passos no mundo da robótica. É capaz de programar percursos, de evitar obstáculos, aprender com os erros e completar missões. Já usamos várias vezes nas nossas aulas.

Vídeo



Podem escolher Ozobot Evo, que estás entre os nosso robôs preferidos, pela sua velocidade, possibilidades de programação. Podem ler mais no nosso artigo: https://www.centrodacrianca.pt/post/robo-ozobot-evo




Podem pesquisar para encontrar o robô que mais vos convém. Existem muitos no mercado e é uma óptima maneira de aprender e passar o tempo.


Boa programação

Miguel Ferreira

0 visualização

Espaço de Partilha

919765708

geral@centrodacrianca.pt

 

Parque das Nações , Lisboa

Portugal 

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Google+ Icon
  • White YouTube Icon

2019 Centro da criança - Ensinamos como ele(a) aprende.