• Daniela Semião

3 estratégias para ajudar os seus filhos a ter sucesso na escola

Atualizado: 26 de Dez de 2019

A época dos testes está à porta. A ansiedade aumenta, associada à pressão por corresponder às expectativas e a fasquia de "truques" para motivar os nossos filhos dispara. Estudamos com eles como se os testes nos fossem aplicados a nós. No desespero, prometemos os presentes mais desejados para o Natal, festas, viagens e afins. Até quando? O que fazer para que eles criem autonomia? Pois bem, salvo algumas exceções, todas as crianças precisam de ser guiadas neste processo até serem capazes de o continuar sozinhas, e os pais têm um papel preponderante neste caminho. Eis algumas técnicas que o ajudarão nesta caminhada até ao sucesso: a autonomia e eficácia do estudo.



Dica nº 1 - Dependendo da disciplina, é preciso praticar mais e ler menos

Como no futebol, na dança, etc. há que praticar o que se aprende e pratica-se treinando. Passar horas sentado a ler não é sinónimo de estudo eficaz. É preciso refazer exercícios, procurar outros, utilizar as novas tecnologias para visualizar vídeos sobre a matéria ou realizar exercícios online. Recorrer a diferentes estímulos ajuda à concentração, à motivação e à capacidade de utilizar o conhecimento mediante enunciados formulados de várias formas.






Dica nº 2 - Determinar o espaço de trabalho e estudo

As crianças precisam de ter um espaço apropriado para trabalhar, longe de distrações. Neste espaço, deve haver lugar para um calendário onde serão registadas as datas importantes: testes, festas e outros acontecimentos da vida da criança. Esta organização ajudá-lo-á a visualizar o tempo disponível (e necessário) para estudar para cada teste.

Mantenha-se disponível e próximo para ajudar, mas dê espaço ao seu filho para falhar, sentir a frustração e ultrapassá-la.

Habitue o seu filho a organizar a sua mochila com o que precisa para o dia seguinte. Não o faça por ele, nem troque a organização feita pela criança quando ela não estiver presente.




Dica nº 3 - Organizar o estudo, determinando tarefas curtas e objetivas

+ Deve estipular o estudo de uma disciplina por dia, durante a semana, e duas no fim de semana.

+ O primeiro dia de estudo deve ser uma semana antes do teste e o último deve ser na véspera do teste, para últimas revisões e "acertos".

+ Para cada teste, ajude o seu filho a criar um plano de estudo, uma checklist que inclua atividades práticas: "refazer os exercícios nº ....", "ler e resumir o tema X e o tema Y", "fazer um esquema sobre ...", "saber a tabuada ... num minuto" . Muito importante: as tarefas devem ser muito objetivas e de realização relativamente rápida. Utilize um relógio-despertador para o ajudar a regular o tempo de execução de cada tarefa.

+ Determine, em conjunto com o seu filho, o momento em que o estudo começa (assim que chega da escola ou após o lanche, por exemplo) e não lhe dê espaço para quebrar o que estipularam fazer em cada dia.


Bom estudo e muito sucesso nesta caminhada!

0 visualização

Espaço de Partilha

919765708

geral@centrodacrianca.pt

 

Parque das Nações , Lisboa

Portugal 

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Google+ Icon
  • White YouTube Icon

2019 Centro da criança - Ensinamos como ele(a) aprende.